3 Lições do Panteão para os empreendedores de hoje

Para os fãs da sequência de ‘O Código da Vinci’, o Panteão romano é bastante familiar. Ele é uma das edificações mais antigas e bem preservadas do antigo império, ainda em uso, mas como a igreja Santa Maria dei Martiri.
 

Famoso pelo óculo, sua forma e história parecem impressionar em pleno século XXI. Então, que lições um prédio de aproximadamente 2 mil anos pode ensinar aos empreendedores de hoje?

5.-Inside-The-Pantheon+-+cópia

Foco

Quem quer que pense em construir algo milenar precisa ter foco. O Panteão seria um lugar escuro se não fosse uma única abertura circular no teto, e esse ponto focal é onde a luz passa e ilumina todo o ambiente. Já disseram que foco traz luz, e se queremos um caminho mais iluminado em nossos empreendimentos, a chave é manter um objetivo a longo prazo que sirva de bússola em cada tomada de decisão.
 

Marcas de valor não são construídas pensando no faturamento do mês seguinte, elas são resultado de trabalho incansável com foco em um ponto muito mais longe.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O óculo

Pantheon-Rome-541324998-crop-597b982fd963ac0011ff782b-2+-+cópia
dsc_0844-e1377814439627-2

Design

 
Apesar do design ser muito associado à criatividade, ele possui alguns princípios que regem e ajudam a alcançar um resultado sensivelmente melhor. O Panteão possui vários destes princípios, e eles são tão naturais e intrínsecos ao projeto que fazem toda a diferença. Entre eles está a Proporção Áurea, de Da Vinci. Este princípio é tão fabuloso, que está presente em toda a natureza. Tudo o que segue este conceito se torna natural e agradável aos olhos. A Geometria com suas formas também está bastante presente no projeto.
 

O que as peças criativas que se destacam tanto têm em comum? Todas trabalham com recursos que funcionam com as pessoas, mesmo sem elas perceberem ou desejarem.

dome-pantheon-484985991-57be72405f9b5855e50998f8-2

Trabalhos profissionais devem ser feitos por profissionais. São eles que conhecem esses recursos que pegam pela alma e encantam pessoas. Por isso, existem duas formas de construir uma identidade de marca de alto padrão: aprender a fazer ou deixar um profissional desenvolver.
 

Seja qual for sua escolha, o que realmente importa é o resultado do trabalho. Não deixe a sua identidade em segundo plano, pois ela pode te levar longe.

PantheonAerial-2
Elia-Locardi-For-The-Gods-The-Pantheon-Rome-Italy-900

Grandeza

Nós vivemos em uma geração acostumada com casas pequenas de pouca altura, entretanto, o Panteão possui mais de 40 metros de altura e diâmetro em um espaço realmente inspirador.
 

As pessoas costumam responder bem à amplitude. As peças criativas precisam de espaços em branco para se tornarem incríveis.Não só na estética, mas a alma de uma marca precisa pensar grande. O mundo está saturado de consumismo e precisa de mais valores para ser convencido. Tenha uma razão para existir e passe isso adiante.
 
Marcas de valor precisam querer mudar o mundo em algum aspecto e as pessoas valorizam isso.

Pantheon-Rome-541324998-crop-597b982fd963ac0011ff782b-2

Já viu que podemos aprender alguma coisa de empreendedorismo e design mesmo com uma construção tão antiga, não é?
 

E como está a sua ideia de negócio? Se você já empreendeu ou quer dar um start na sua ideia, conte pra gente… hello@cesarebrand.com

Cesare Brand

Cesare Brand

Cesare Brand